Após definir o seu nicho, o próximo passo é aprender como vender artesanato pela Internet, não é mesmo? Tão importante quanto definir os melhores produtos, materiais e público que queremos atingir; é aprender as inúmeras possibilidades que temos com a Internet para escalar o nosso negócio.
Imagine só tornar aquele seu passatempo um negócio altamente lucrativo. Ou mesmo, começando agora a aprender alguma técnica de artesanato para dar início ao seu próprio negócio, garantindo uma renda extra ou mesmo a sua renda principal.
Esse é o sonho de muitos brasileiros e a internet nos ajuda a colocá-lo em prática. Isso porque temos muitas opções para escalar um negócio, começando pequeno e aumentando a estrutura conforme o aumento das vendas.
Sabendo de tudo isso, separamos algumas dicas preciosas para te ajudar a identificar a melhor opção para o seu tipo de negócio e valor atual disponível para investimento para que você possa vender artesanato pela internet de jeito profissional e lucrar muito.
Lembrando que aqui no Agito Noticias, trazemos sempre informações preciosas para te auxiliar a crescer o seu negócio. Por isso, veja as dicas de negócios – Como ganhar dinheiro com artesanato.
Defina o canal de venda
Após escolher o nicho e produto, definir os canais de venda para o seu produto é o principal desafio do artesão empreendedor. Você pode dar início criando perfis em redes sociais como Instagram, Pinterest, Facebook ou criar uma loja virtual.
Contudo, cada canal de venda possui suas vantagens e desvantagens, cabendo ao vendedor avaliar qual o melhor formato que se encaixa ao seu tipo de produto, valor disponível para investimento e dedicação para construção da sua marca. Por isso, trouxemos aqui dicas para te ajudar nessa avaliação.
Criando sua loja no Instagram
Criar um perfil no Instagram é um processo bem simples e acaba sendo a escolha da maioria dos artesãos. A plataforma disponibiliza uma série de recursos que transforma o perfil em e-commerces quase que completos.
Isso porque apesar dos desenvolvimentos realizados ao longo dos últimos anos, o Instagram ainda possui limitações quando a disponibilização de meios de pagamento, integração com plataformas de frete e escalabilidade do negócio, por exemplo.
É claro que, para quem está começando, estes desafios são facilmente contornados com ferramentas auxiliares, porém isto te demandará maior tempo na gestão do seu negócio. Por isso é necessário que você avalie se vale a pena investir para ter uma ferramenta completa que automatize essas atividades e usar o tempo ganho na criação de novas peças ou não.
Venda artesanato pela internet com a ajuda do WhatsApp
Outro grande aliado para vender artesanato pela internet é a utilização da ferramenta de WhatsApp. Ela é uma ferramenta complementar, principalmente se sua fonte principal de venda é o canal do Instagram. Isso porque a ferramenta permite que o lojista converse diretamente com o seu cliente, enviando fotos, vídeos e links para pagamento de maneira muito simplificada.
Além disso, o lojista com loja no Instagram pode cadastrar o link do WhatsApp diretamente no perfil da rede social para facilitar a interação com o cliente e dar maior credibilidade à loja. Você pode, também, criar um link do WhatsApp de forma manual. O procedimento é bem simples:
É só digitar https://wa.me/<oseunúmerodewhatsapp>
Dessa maneira, será necessário incluir o seu número completo – Código internacional do Brasil (55) + o seu código DDD e o seu número pessoal. Por exemplo, se o seu número é do Rio de Janeiro (21), o resultado ficaria assim:
https://wa.me/5521999999999
Venda com uma loja virtual – Plataforma e-commerce
Agora se a sua intenção é vender de maneira mais profissional, a melhor opção é ter sua própria loja virtual. Isso porque será possível construir a autoridade da sua loja, por meio personalizando o endereço do site, cores, forma de exposição dos produtos. Além de proporcionar ao lojista uma série de automatizações e melhor gestão do negócio.
As plataformas de e-commerce, geralmente, oferecem ao lojista, ferramentas para controle de estoque, acompanhamento de faturamento, métricas de produtividade das vendas, gestão de cadastro de clientes. Além disto, oferecem integrações importantíssimas para cálculo de frete e meios de pagamentos.
Contudo, as plataformas de e-commerce possuem custo que precisa ser considerado pelo lojista. Algumas plataformas cobram mensalidade fixa e percentual sobre o valor de cada venda realizada, enquanto outras cobram apenas o percentual sobre o faturamento.
Por isso, é necessário que o lojista avalie os prós e contras de cada plataforma e se decida pela que melhor se encaixa na sua necessidade, orçamento e projeções para o futuro.
Vendendo com Marketplaces
Marketplaces são uma espécie de shoppings virtuais. Isso porque após realizar o cadastro na plataforma, o lojista tem a sua disposição uma estrutura completa para anunciar seus produtos, fazer gestão do estoque, oferecer meios de pagamento e frete aos clientes. Além disso, o Marketplace garante ao lojista um tráfego de clientes que já recorrem a essas plataformas para fazer suas compras.
De maneira similar as plataformas de e-commerce, os Marketplaces podem ter modo de cobrança fixo e/ou variável segundo o volume de vendas do lojista. Alguns exemplos de grandes marketplaces no Brasil são: Amazon, Via Varejo, Americanas, etc.
Dicas do Agito
Agora que você já conhece os principais canais de venda, fica aqui a nossa dica. Não é necessário se restringir a utilização de um só canal de vendas. É possível ter uma loja virtual integrada com o Instagram, utilizar o WhatsApp para estreitar o relacionamento com o cliente.
Além disso, o lojista também pode se utilizar da força dos Marketplaces e ir testando quais canais são os mais lucrativos, funcionando melhor para cada público. Diversifique! Há muitas possibilidades de aumentar suas vendas de artesanato pela internet, utilize todas que estiverem ao seu alcance.
Por isso, fique sempre de olho na nossa sessão” Negócios“. Além disso, deixe nos comentários o que você quer saber para podermos trazer sempre informações preciosas!
Fique por dentro de tudo o que você é importante no Agito Notícias.
Até mais!!! E excelente vendas com artesanatos para todos vocês!💙