Como Construir um Negócio do zero: Estratégia e Dicas Práticas

Como construir um negócio do zero é a pergunta que mais ouvimos dos nossos leitores que desejam dar início ao seu próprio negócio. Por isso, trouxemos aqui Estratégias e Dicas Práticas para que você, querido leitor, consiga de uma vez por todas tirar seu sonho do papel.

Construir um negócio do zero envolve uma série de desafios. Por isso, o empreendedor precisa estar consciente de que terá que ter coragem e persistência para não desistir nas primeiras dificuldades que aparecerão no seu caminho.

Apesar disso, o mercado oferece muitas oportunidades e que graças à internet, podem ser aproveitadas com muito menos investimento e grande poder de escalabilidade. Ou seja, você tem muitas ferramentas disponíveis para criar e aumentar o alcance do seu negócio por meio da internet.

#Dica do Agito: Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Como vender pela internet

Se você é faz parte do time dos nossos leitores que deseja criar seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, confira aqui:

Como Construir um Negócio do zero.

Independentemente do tipo de Negócio a ser escolhido, alguns passos são básicos e terão de ser seguidos para que o Negócio tenha sucesso. Sendo assim, é fundamental que você entenda o que é o negócio e como ele funciona, e compreenda os riscos envolvidos.

Primeiramente, você terá de se aprofundar nos processos. Os processos estão ligados ao tipo de Negócio escolhido. Imagine o seguinte: você deseja abrir uma fábrica de bolo, então terá de entender sobre compra dos ingredientes, processo de produção, equipamentos necessários, licenças exigidas, conservação dos alimentos, processo de venda, etc.

#Dica do Agito: Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Empreender com Ovos Páscoa de Colher

Entenda o seu negócio

Cada negócio terá suas especificidades, alguns mais ou menos complexos. Então, de maneira geral, você terá de considerar, sempre que necessário:

Gestão de vendas — Como será o processo de venda do seu produto ou serviço? Você terá vendedores? Será pela internet? Você terá canais de vendas, etc.

Estoque — Seu negócio envolve entrega de algum produto físico? Quanto você precisa ter em estoque? Onde será armazenado? Para armazenar exige algum tipo de cuidado especial?

Entrega — Se há produto físico envolvido, como você realizará a entrega? O cliente terá que retirar na loja? Você enviará pelos Correios?

Marketing — Como você planeja atingir o público-alvo do seu negócio?

Custos — Quanto de dinheiro você precisa para iniciar? Considere todos os custos envolvidos, por exemplo: estoque, contratação de pessoas, marketing, aluguel de sala comercial, plataforma de e-commerce, mobiliário, embalagens, etc.

Gestão de Pessoas — Você precisará contratar alguém para o início do seu negócio? Se sim, considere os custos envolvidos e o treinamento que será necessário para que o seu novo colaborador esteja alinhado com o objetivo do seu negócio.

Com as informações acima, você conseguirá construir o Plano de Negócios. O Plano de Negócios é o Planejamento que você criará com base no que você quer para o futuro do seu negócio.

De maneira geral, o Plano de Negócios funcionará como um Guia Estratégico com as ações importantes que você, o dono do negócio, terá que ficar atento. Recomenda-se que o Plano de Negócios considere o prazo de 3 a 5 anos futuros da empresa, mas, é claro, pode ser ajustado conforme o tipo de negócio.

#Dica do Agito: Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Como empreender com artesanato

Formalize a sua empresa

Esse é outro assunto que sempre gera dúvidas. Muitos empreendedores deixam de formalizar o negócio acreditando que se trata de um processo muito caro e burocrático. Mas, na realidade é que, além de ser um processo simples, ter um CNPJ trará uma série de benefícios para o seu negócio.

Atualmente, há muitas possibilidades de categorias de tributação para que você possa abrir sua empresa. Por exemplo, temos a categoria MEI, Micro Empreendedor Individual, que pode ser aberta em poucos minutos pela internet, sem custo de abertura, e se enquadra para pequenos negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil.

Como Construir um Negócio do zero — Ideias de Negócio

Para construir um negócio do zero, como já dissemos acima, é preciso que você conheça ou que tenha pessoas que conheçam bem o negócio. Dessa forma, será muito fácil e assertivo fazer e executar o Plano de Negócio.

Por isso, avalie negócios no qual você já tenha conhecimento. Mas se você não tem ideia do que fazer, não deixe de ver algumas dicas que preparamos na Categoria Negócios.

Outra #dicadoagito é para que você utilize a internet a seu favor. Ela é, sem dúvidas, a sua melhor aliada para escalar o seu negócio. Você pode vender ou oferecer seu serviço para qualquer pessoa interessada, seja ela moradora do seu bairro ou há km de distância.

Por isso, sempre avalie e inclua na sua estratégia a utilização da internet e não deixe de conferir nosso artigo sobre Como vender pela internet.

Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares. Leve conhecimento e prosperidade para quem você ama!

Até mais e um forte abraço!

ÚLTIMOS ARTIGOS