Estar negativado e precisar de dinheiro, infelizmente, é o dilema de muitos brasileiros. Porém, nestes casos obter empréstimo para negativados se torna quase que uma missão impossível.
Isso porque, a maioria dos bancos e financeiras consultam o CPF no momento da avaliação de crédito, do mesmo modo que avaliam esse critério para conceder um cartão de crédito, por exemplo.
Sendo assim, não serão todas os bancos e financeiras que ofertarão este tipo de serviço. Porém, há sim inúmeras possibilidades para a obtenção de crédito na praça, mesmo estando negativo.
Então se esse é o seu caso, fique atento a todas as dicas abaixo:
Empréstimo para Negativados
A modalidade de empréstimo para Negativados funciona da mesma forma para os não negativados, porém, devido às restrições financeiras, normalmente este serviço será ofertado com uma maior taxa de juros e com valor de crédito reduzido.
Isso porque, a instituição financeira entende que este empréstimo envolve um maior risco envolvido e por isso, realiza cobrança de juros mais altos que para os demais clientes não negativados.
Tipos de empréstimo para negativados
Como já sabemos, empréstimos para negativados não estão disponíveis em todas as instituições financeiras e com juros maiores que os normais. Por isso, é fundamental avaliar a sua situação atual e qual o cenário mais vantajoso para sua obtenção de crédito.
Dentre os tipos de empréstimo para negativados, trouxemos as modalidades principais:
Crédito pessoal para negativados
Modalidade convencional de empréstimo onde o banco empresta o valor e você mensalmente realiza o pagamento. Por se tratar de crédito para negativos, nem todas as instituições financeiras ofertarão crédito.
Por isso, busque financeiras especializadas em empréstimos para negativados. Mas, fique atento, mesmo que essas instituições ofereçam empréstimos a pessoas negativadas, elas cobrarão taxas de juros maiores do que as cobradas por instituições financeiras convencionais.
Crédito consignado para negativados
Essa linha de crédito atende aos aposentados, pensionistas, servidores públicos e empregos CLT onde a empresa contratante seja conveniada com a instituição financeira. Essa modalidade oferece juros menores, isso porque a instituição financeira descontará as parcelas diretamente do seu contracheque.
Nesta modalidade, o valor de crédito a ser limitado a um percentual do seu valor de salário, aposentaria ou pensão mensal.
Crédito com garantia de imóvel ou veículo
Essa modalidade, também, conta com juros reduzidos e valores mais altos na liberação do crédito. Isso porque como o nome já diz, o seu veículo ou imóvel será dado como garantia ao empréstimo.
Para a Instituição Financeira, o risco da transação é reduzido, pois em caso de não pagamento do empréstimo, o imóvel ou veículo será usado como pagamento da dívida. Mas, fique atento: o imóvel ou veículo deverá estar em seu nome.
Empréstimo Saque-FGTS
Essa modalidade está disponível para todo cidadão que tenha saldo na conta do FGTS. Trata-se de uma modalidade diferenciada, aonde parte do seu saldo do FGTS pode ser antecipado em até 7 anos pela Instituição Financeira, sem que você tenha que efetuar pagamentos mensais.
Além disso, o saldo do FGTS serve como garantia para o empréstimo, reduzindo o risco da operação e consequentemente reduzindo os juros. Temos um artigo completo sobre esta modalidade, não deixe de ler.
Microcrédito
Por fim, há a modalidade de Microcrédito que é uma excelente opção de empréstimo para negativos. Porém, nesta modalidade é necessário que você seja MEI — Micro Empreendedor Individual.
Esta linha de crédito está disponível para que o empreendedor invista em seu próprio negócio, com menores taxas de juros, mesmo estando negativo. Para conseguir acesso ao crédito, o empreendedor deverá apresentar o histórico das finanças do seu negócio.
Dicas importantes
Agora que você já conhece as principais linhas de crédito disponíveis para negativados no mercado, fique atento a algumas dicas importantes:
- Escolha uma Instituição Financeira autorizada pelo Banco Central e por meio de plataformas oficiais;
- Avalie as taxas de juros e o prazo para pagamento ofertado pela Instituição Financeira. Não olhe apenas uma Instituição, compare o máximo que puder;
- Verifique cuidadosamente as clausulas do contrato de empréstimo;
- Não deixe de ver nossas Dicas para cuidar das suas finanças pessoais.
Seguindo nossas dicas, com toda a certeza você conseguirá não apenas o empréstimo, conseguirá, também, melhores condições na contratação. Mas, não deixe de nos acompanhar e ver nosso conteúdo sobre Finanças. Tenho certeza que te ajudará muito!
Forte abraço e até a próxima!