Você já pensou que é possível, sim, acumular seu Primeiro Milhão de Reais? Pode até parecer uma meta fora da realidade para muita gente, mas é totalmente possível. Sabemos que estamos na era do conhecimento, tendo acesso a uma série de informações e possibilidades nunca vistas na história da humanidade.
Esse novo cenário, repleto de facilidades, nos possibilita aprender sobre os mais diversos assuntos para nos ajudar a criar estratégias realísticas para alcançar o nosso objetivo. Por essa razão, elaboramos 6 Dicas para acumular seu Primeiro Milhão de Reais que irão te ajudar a mapear a sua estratégia em rumo a uma vida milionária.
Lembramos que não se trata de um caminho fácil e nem simples, mas que pode, sim, ser alcançado desde que você esteja no caminho certo!
Dica 1 – Crie sua meta de longo prazo para acumular seu Primeiro Milhão de Reais
Primeiramente é necessário que você defina uma meta de longo prazo. Pode até parecer óbvio, mas ter como meta acumular o seu primeiro milhão de reais não é meta. Isso porque ela isoladamente não te dará informações fundamentais para que você consiga alcançar o seu objetivo.
Por isso, o objetivo aqui é que você coloque um prazo alvo para chegar nesse determinado valor. Só assim você vai conseguir construir e adotar com clareza certas condutas para te fazer alcançar seu objetivo. Por outro lado, sabemos que muita coisa muda ao longo do tempo e por isso, mais uma vez, é fundamental ter a clareza do seu objetivo por meio da meta de longo prazo.
Por exemplo, vamos pensar em uma viagem. Quando você sai de casa com o seu carro não tem controle sobre todos os eventos que acontecerão até a chegar ao seu objetivo, mas se o destino está claro, você não ficará se desviando do caminho, trocando de pistas, buscando atalhos, perdendo tempo em caminhos mais demoradas, etc.
Deu para entender? Quando sabemos o que queremos, mesmo que as circunstâncias mudem, vamos ter maior facilidade para readequarmos a rota, mas sempre com a clareza de qual é o nosso objetivo.
Dica 2 – Seja intolerante com dívidas
Depois que você já tenha definido o seu objetivo, criando sua meta de longo prazo, é fundamental que você avalie o seu ponto de partida. Isso porque cada pessoa tem um histórico financeiro individual.
Dessa forma, avalie como está sua situação financeira atualmente, por exemplo, se tem dividas e qual a taxa de juros envolvida na transação. Além disso, dê início a Dica 2 sendo intolerante a toda e qualquer dívida.
Há muitas razões para que você adote essa dica e se mantenha fiel a ela. Primeiramente podemos citar que as dívidas crescem com taxas de juros maiores do que os investimentos, logicamente, existem exceções, mas são raríssimas.
Saiba como conseguir um empréstimo com taxas menores
Empréstimo FGTS – Use o FGTS e tenha melhores taxas de juros
Outra razão importante é que tem dívidas se encontra em uma situação muito frágil do que quem não tem. Para uma pessoa com dívidas qualquer desvio na rota pode se tornar um caos, enquanto para quem, mesmo que não tenha investimento, não tenha dividas o cenário se torna um pouco menos nebuloso.
Por isso, foque em acabar com suas dívidas. Reveja sua situação e crie estratégias para zerar todas as dívidas quanto antes.
Dica 3 – Poupe sempre
Poupar deveria ser um hábito. Apesar disso, sabemos que no Brasil apenas uma pequena parcela da população poupa parte do que ganha. É claro que a renda familiar e o valor da nossa moeda são fatores que colaboram para esse cenário, mas é impossível acumularmos patrimônio, qualquer valor que seja, se gastarmos tudo o que ganhamos, correto?
Vale aqui avaliar os seus gastos atuais e elaborar estratégias para que você possa gastar menos e/ ou avaliar possibilidades de ganhar uma renda extra. Aqui no Agito Notícias, temos uma sessão com dicas para que você possa Negócio.
Além disso, não estamos falando que se trata de uma tarefa fácil e simples, vai requerer esforços e algumas renúncias a curto prazo visando o alcance da sua meta a longo prazo. Como dito na Dica 1, quando você sabe onde quer chegar saberá ficar fiel a sua estratégia para alcançar seu objetivo.
Dica 4 – Investir seu dinheiro constantemente
Não tem hora certa para investir, investir é o plano certo. Crie o hábito de destinar parte dos seus ganhos para investimentos a longo prazo. Historicamente, os investimentos a longo prazo são sempre benéficos aos investidores. Tenha em mente que investir é melhor do que não investir nada.
No início, o valor que você investe é mais importante do que a rentabilidade do seu investimento. Isso porque, no início, você não terá um grande valor investido e o retorno financeiro parecerá muito pequeno. Por exemplo, 10% de Mil Reais é Cem Reais, mas 10% de 1 Milhão é R$ Cem Mil Reais. Com o tempo e valores mais altos seu patrimônio vai crescer mais rapidamente.
Estratégia Barbell
Apesar de sabermos que investir é sempre a melhor solução, o início do processo tende a ser um pouco confuso. Por isso, separamos uma sub dica importante para o início do seu processo de investimento.
A Estratégia Barbell, de Nassim Taleb, pretende proteger o seu patrimônio e se resume em investir a maioria do seu patrimônio negócios seguros (cerca de 60%). Nesse caso, poderíamos citar renda fixa, título público, etc.
Por outro lado, os 40% restantes do patrimônio estariam investidos em negócios de maior risco e com maior potencialidade de trazer ganhos altos. Nesse caso, poderíamos citar bitcoin.
Se você não sabe o que é Bitcoin, saiba tudo o que você precisa aqui!
Dica 5 – Ganhos extras
Os bilionários não ficam bilionários guardando R$ 500,00 por mês, eles ficam bilionários criando negócios altamente lucrativos e inovadores. Por isso, é importante que você avalie a possibilidade de criar o seu próprio negócio.
É claro que poucas pessoas chegarão nesse patamar, mas é possível criar hoje um negócio do zero, seja ofertando algum conhecimento que você tem, vendendo produtos, fazendo artesanato, etc.
Além disso, temos inúmeras possibilidades de gerarmos ganhos extras, principalmente usando a internet para impulsionar o nosso negócio, independentemente do ramo ou setor que você tenha escolhido.
Aqui no Agito Notícias trazemos sempre dicas para que você possa construir o seu próprio Negócio.
Dica 6 – Aproveite as oportunidades que aparecem fora do mercado financeiro
Não só de mercado financeiro vive o investidor. Apesar de ser o primeiro pensamento quando falamos em investimento, há sempre oportunidades fora do mercado financeiro que devem ser avaliadas pelos investidores.
Deixo aqui um exemplo para que você possa iniciar o seu mapeamento de oportunidades – Leilão. Esse é um negócio altamente lucrativo, você compra um determinado bem com um valor bem abaixo do mercado, realiza a reforma e consertos necessários e depois revende com um lucro.
Se você quiser aprender mais sobre Leilão, deixa aqui seu comentário que traremos um Guia completo sobre o assunto. Além disso, conta para a gente qual será a sua estratégia para acumular o seu Primeiro Milhão de Reais!
Fique por dentro de tudo o que você é importante para você no Agito Notícias.
Até mais! E muitos Milhões para todos vocês!