As férias estão chegando e você ainda não sabe o que fazer com seu amigão? Se sua resposta é sim, saiba tudo o que você precisa para viajar com seu pet.
Independentemente, se seu amigão é um cachorro, gato, coelho, hamster ou uma tartaruga, todos têm espaço no nosso coração e em nosso planejamento de viagem.
Fique atento aos requisitos e regras que você precisa seguir para proporcionar uma viagem confortável e segura para o seu pet e aproveitar esse período tão maravilhoso de descanso ao lado do seu amigão.
Viajar com seu pet — Checklist antes de viajar
Se você planeja viajar com seu pet, não se esqueça de avaliar os seguintes pontos abaixo:
- Você já levou seu animal de estimação para andar de carro antes? Caso tenha efetuado, como ele reagiu à experiência? Ficou tranquilo ou demonstrou muito estresse e agitação?
- O seu pet costuma ser transportado em caixas ou bolsas próprias para transporte? Já está acostumado a elas?
- Seu animal de estimação costuma se sentir confortável em lugares diferentes com pessoas que ele não conhece? É um pet sociável que poderá desfrutar da viagem tanto quanto você?
- Ele se dá bem com outros animais de estimação e com outras pessoas? Ele costuma apresentar comportamentos inadequados que possam incomodar outras pessoas, tais como latidos ou miados excessivos, fazer as suas necessidades em lugares impróprios, ou destruir objetos?
Se as respostas para as perguntas acima foram “Não”, talvez viajar com o seu pet não seja a melhor opção.
No caso de viagem com gatos, a atenção deve ser ainda maior. Isso porque, os felinos são territorialistas e gostam muito de rotina. Sendo assim, levá-los para um novo ambiente, pode acabar resultando em muito stress ao seu animalzinho.
Outra opção é ir acostumando o seu pet gradualmente com a agitação de uma viagem. Primeiramente, inicie o contato do animalzinho com outros animais e pessoas. Posteriormente, faça trajetos curtos de carro e vá evoluindo para que em uma próxima viagem ele se sinta confortável.
Agora se as respostas para o check list foram “Sim” e seu pet vai viajar contigo, atente-se para as dicas abaixo.
Viajar com seu pet — Cuidados gerais
No planejamento da sua viagem deve constar a ida ao veterinário. Isso porque, é na consulta veterinária que será possível atestar se a saúde do animalzinho está ok, além de colocar a dia toda a vacinação do pet. Lembre-se de pedir o atestado de saúde.
Adicionalmente, avalie com o veterinário estratégias que possam ser usadas em caso de enjoos ou stress na viagem. Dessa forma, você já estará preparado e saberá como agir caso o seu animalzinho apresente algum sintoma de desconforto durante o trajeto.
Viajar com seu pet — Carro
Se sua viagem for de carro, é necessário garantir que o seu pet ficará bem preso. Dessa forma, você evitará que ele se machuque em caso de freadas bruscas ou mesmo colisões.
Com base no porte do seu animalzinho, escolha o melhor formato a ser utilizado. Por exemplo:
- Gatos ou demais pets pequenos — sempre opte por uma caixinha ou bolsa de transporte. Há vários tamanhos e tipos de materiais disponíveis no mercado.
- Cachorros de até 10 kg — assentos são uma excelente opção;
- Cachorros com mais de 10 kg — cinto de segurança são mais aconselhados.
Lembre-se de sempre deixar um pote de água junto para que ele possa se refrescar. Adicionalmente, faça paradas de tempos em tempos para o bichinho poder se alimentar com calma e realizar suas necessidades.
Viajar com seu pet — Viagem Nacional (Avião)
Para viajar de avião, é fundamental seguir a todas as às regras estabelecidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), além de solicitar a companhia aérea que lhe envie as regras de embarque. Isso porque, as regras podem variar conforme a cia área escolhida.
Para que você transportar o seu pet junto a você na cabine, exite a limitação de 10 Kg. Ou seja, seu pet com a caixa de transporte não pode ultrapassar 10 kg. Caso ele não possa ir à cabine, a alternativa é que ele viaje no porão da aeronave.
Nesse caso, antes de comprar a passagem, avalie o histórico da companhia aérea quanto ao transporte de animais no porão — todo cuidado é pouco quando se trata dos nossos pets, não é mesmo? E, estando tudo ok, realize a identificação do seu pet com plaquinha e da caixinha de transporte.
Uma observação importante: faça uma avaliação entre a companhia aéreas disponíveis para o trecho da sua viagem. Isso porque algumas companhias aéreas têm restrição no transporte de animais de estimação.
Viajar com seu pet – Viagem Internacional (Avião)
Se a viagem for internacional, as exigências são maiores e deverão ser avaliadas conforme seu destino. Isso porque cada país possui regras próprias para a aprovação de entrada de animais de estimação, como, a exigência de período de quarentena.
Além disso, é importante se informar sobre as especificações da caixa de transporte exigida para que seu pet possa viajar. Ou seja, antes de comprar uma, consulte as especificações exigidas. Evite surpresas desagraveis e custos desnecessários.
Viajar com seu pet — Dica final
Lembre-se que o seu pet é de sua total responsabilidade e merece ser tratado com todo amor e respeito do mundo. Nunca influencie seu bichinho a se tornar agressivo, nunca deixe faltar água e comida, e por último, mas não menos importante, nunca em hipótese alguma abandone seu bichinho. Ele depende de você!
Então, já sabe, antes de viajar com o seu pet, avalie se a viagem também será boa para ele. E informe-se sobre todos as regras e especificações para que vocês tenham uma viagem segura e feliz.
Conta para gente como foi a sua viagem!
Aqui no Agito Notícias você fica atualizado sobre o tudo o que é importante para você e sua família.