A Páscoa é, sem dúvida, o melhor momento do ano para quem trabalha com chocolate. Por isso, saber como fazer Ovo de Páscoa para vender pode aumentar significativamente o faturamento da sua empresa ou ser o impulsionador de um novo negócio.
Somente em 2021, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil produziu mais de 11 toneladas de chocolate para o período da Páscoa, ou seja, ha uma forte demanda no segmento.
Além disso, outra grande vantagem é que ha uma diversidade de tipos de produtos que podem ser ofertados, como: ovo de páscoa, ovo de páscoa de colher, ovo de páscoa trufado, etc. Aqui no Agito Notícias trazemos informações úteis sobre produtos, formato de venda e formalização do negócio. Não deixe de nos acompanhar.
Ovo de Páscoa para vender — Tipos de chocolate
A arte de trabalhar com chocolate envolve conhecimento prévio e técnica apurada para evitar que se desperdice chocolate no processo produtivo. P
Para isso, em primeiro lugar, é necessário conhecer os tipos de chocolate disponíveis e a partir de aí entender a melhor maneira de aproveitá-los:
Chocolate ao leite
Esse é o chocolate mais conhecido. Em sua composição, há menor concentração de cacau, se comparado ao chocolate amargo e meio amargo, porém mais leite e açúcar. É o tipo de chocolate preferido das crianças.
Além disso, é mais recomendado para uso em sobremesas como bolos, brownies, trufas e ovos páscoas. Os ovos de páscoa com chocolate ao leite são mais indicados para os amantes de chocolate mais doce e macio.
Veja também como ampliar o seu negócio ou iniciar o seu negócio com Ovo de Páscoa de Colher
Ovo de Páscoa de Colher já mudou a vida de muita gente e pode mudar a sua também!
Chocolate meio amargo
Já o chocolate meio amargo possui mais cacau em sua composição e menos açúcar e leite. No Brasil, um chocolate com mais de 37% de cacau já é considerado meio amargo. Por isso, é um chocolate com sabor mais intenso de cacau e menos doce que o ao leito.
Vai muito bem em bolos, trufas e mousses. Além de ser uma ótima opção para quem busca uma versão de ovo de páscoa mais saudável e firme.
Chocolate amargo
O chocolate amargo é a evolução do meio amargo no que refere ao teor de cacau. Isso porque, o chocolate amargo possui mais de 70% de cacau em sua produção.
É ideal para ovo de páscoa com uma proposta mais saudável. Além disso, é um chocolate mais firme e escuro do que os demais.
Chocolate branco
O chocolate branco é o menos saudável entre todos. Apesar de ser considerado um tipo de chocolate, ele não possui cacau em sua composição, sendo composto por massa de cacau, leite e açúcar.
Além disso, é o mais calórico e rico em gorduras. Ideal para sobremesas que não precisem de um sabor intenso de cacau e muito usado, também, para ovos de páscoa.
Chocolate Ruby
Chocolate Ruby é um tipo relativamente novo de chocolate. É feito a partir de grãos de cacau Ruby que dão ao chocolate a cor Rosa. Tem um sabor diferenciado, sendo mais frutado e menos doce que o chocolate ao leite.
Sua utilização se dá principalmente em sobremesas como ganacha, coberturas e trufas. Apesar de ainda não ser tão popular, já há grandes marcas de chocolate comercializando ovos de Páscoa Ruby.
Chocolate Vegano
Chocolate Vegano é a opção ideal para os que não querem consumir alimentos de origem animal. Sua composição altera com relação ao leite utilizado, sendo substituído por leite vegetal.
Ovo de Páscoa para vender — Dicas
Agora que você já conhece os diferentes tipos de chocolate. É importante que você escolha conforme o público que você queira atingir. Por exemplo, se você desejar explorar o mercado de ovo de páscoa saudável, é mais interesse investir em tipos com maior de teor de cacau.
Por outro lado, se você deseja comercializar produtos com menor preço, o ideal é investir em chocolates ao leite e branco, sendo mais baratos, se comparados aos demais.
De qualquer forma, busque boas marcas com produtos de qualidade. Aqui selecionamos algumas das principais marcas vendidas no Brasil: Sicao, Callebaut Garoto e Nestlé.
Lembrando que são apenas sugestões. Avalie o seu público-alvo e precificação do produto antes de se decidir pela marca e tipo de chocolate.
Cuidados com o chocolate
Alguns cuidados devem ser considerados no momento de fazer Ovo de Páscoa para vender e evitar que a qualidade do produto seja afetada. Separamos aqui os principais cuidados:
- Armazenagem e Higiene: O chocolate deve ser armazenado em algum local seco e protegido da luz. O ideal é que seja mantido entre 15 °C e 20 °C. Além disso, mantenha boa higiene ao trabalhar com chocolate, utilize utensílios limpos e conserve as mãos limpas.
- Derretimento: O chocolate deve ser derretido em banho-maria ou no micro-ondas. Não é recomendado derreter o chocolate diretamente no fogo: ele pode queimar e ter o sabor alterado.
- Temperagem: é o processo que garante a cor brilhante e textura firme ao chocolate. A temperagem requer que o chocolate seja esfriado e aquecido em temperaturas específicas. Siga a orientação do fabricante.
Aproveite esse momento e planeje sua produção. Você pode iniciar entendendo o público e tipo de produto que quer ofertar, depois faça a escolha dos produtos, sua capacidade produtiva e calcule o custo da produção. Além disso, avalie embalagens e como você venderá e entregar os produtos.
Todo mundo começa de algum lugar. Não desanime e dê início ou amplie seu negócio.
Boa sorte e não deixe de nos seguir — dicas sobre Negócios e Receitas.
Um forte abraço e até a próxima!